27/09/2004 15h33 – Atualizado em 27/09/2004 15h33
Midiamax News
Foi assassinado a tiros, em um bairro de São Paulo (SP), o conhecido traficante de maconha Hugo Rodriguez que comandava, desde a prisão do mega-traficante Fernandinho Beira-Mar, o cartel de Capitán Bado, na fronteira com o Brasil, em Mato Grosso do Sul. Responsável pela droga produzida em Capitán Bado, Rodriguez caiu em uma emboscada quando chegava a uma residência onde deveria concretizar uma negociação.
Ele estava acompanhado de uma mulher e de uma criança que teriam saindo ilesas do ataque que culminou com o fuzilamento do narcotraficante. Junto com Magno Rios, Rodriguez comandava uma poderosa rede dedicada a introduzir toneladas de maconha no Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que organização criminosa incluía também o conhecido traficante Líder Cabral.
Líder que, após também ter sido vítima de um atentado que resultou na morte dez capangas e do filho de três anos de idade em janeiro de 2002 em Capitán Bado, foi para Salto del Gauirá, onde monopolizou a produção de maconha entre Canindeyú e Alto Paraná. Desde então, Rios e Rodrigues assumiram o cartel de Bado e encabeçaram numerosas operações de tráfico de maconha do Paraguai para o Brasil.
Os agentes da Polícia Federal do Brasil e da Polícia Anti-Droga do Paraguai têm informações de que Beira-Mar tinha dado ordem para que Rodriguez fosse aniquilado, bem como os outros oponentes dele na região de Capitán Bado. A ordem foi dada depois que o traficante brasileiro perdeu o controle de Bado com a prisão de seu principal operador financeiro, o primo Jaime Amato Filho. Com informações do jornal ABC Color.