15 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Adobe propõe novo padrão de imagem digital

28/09/2004 15h46 – Atualizado em 28/09/2004 15h46

Terra

A canadense Adobe está para lançar uma proposta de padrão alternativo para imagens digitais. O novo formato foi apelidado de Digital Negative (DNG), baseada na mesma tecnologia por trás do padrão PDF.
A idéia não é roubar a supremacia do JPEG, formato quase que onipresente nas câmeras digitais e sim oferecer aos usuários a possibilidade de obter imagens mais cruas, mais fiéis. O pulo do gato do DNG é fazer com que a imagem seja registrada antes de qualquer tentativa de processamento feito pelo próprio sistema da máquina ou do sofware que embarcado nela.

O formato JPEG passa por um processo de compressão na hora do registro da imagem e deixa de captar detalhes. Por isso, muitos usuários já têm optado por esses tais formatos mais crus. O problema é que eles têm de manter toda uma sorte de softwares para trabalhar com as dezenas de opções de formatos disponíveis e assim garantir que não haja problemas de compatibilidade com suas câmeras.

Há ainda a questão de que determinados formatos podem se tornar obsoletos, o que tornaria as imagens arquivadas inúteis. Segundo a Adobe, o DNG acabaria com esses problemas e tornaria o manuseio de câmeras digitais mais fácil.

A desenvolvedora já lançou um plug-in para o Photoshop que converte mais de 14 formatos descomprimidos para o DNG. Esse plug-in, com versões para Windows e Mac, é acompanhado por um software que dá suporte aos outros formatos crus para a versão CS do aplicativo de imagens da Adobe. Os downloads são grátis, mas exigem registro.

Para mais informações, acesse o guia sobre o formato DNG no site da Adobe.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.