15.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Embrapa Pantanal faz monitoramento aéreo desde 1991

28/09/2004 14h07 – Atualizado em 28/09/2004 14h07

Midiamax News

Os levantamentos aéreos conduzidos pela equipe de Vida Selvagem da Embrapa Pantanal desde 1991 têm como objetivo monitorar alterações na abundância das populações de grandes vertebrados que vivem em ambientes abertos. Esses levantamentos são feitos com avião pequeno, para quatro passageiros, a uma altura de 61 metros, em linhas que cortam o Pantanal tanto no sentido leste-oeste, como norte-sul.

Os levantamentos são feitos por amostragem, já que as linhas são separadas por 10 quilômetros. Marcadores fixados no suporte das asas do avião definem, no nível do solo, uma faixa de 200 metros na qual os animais são contados por dois pesquisadores, do mesmo lado do avião, mas de forma independente.

As diferenças entre as contagens destes dois pesquisadores permitem calcular um fator de correção para as contagens, já que não é possível observar todos os animais que existem em um local. Assim, são corrigidas para erros de visibilidade, resultando em estimativas mais confiáveis do tamanho das populações. As espécies que vêm sendo monitoradas são o cervo-do-pantanal, a capivara, o veado campeiro, o jacaré e os ninhos ativos de tuiuiú.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.