28/09/2004 14h24 – Atualizado em 28/09/2004 14h24
UFMS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do campus de Dourados, abre de 1º a 31 de outubro de 2004, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, nos níveis de Mestrado e Doutorado. O Mestrado foi recomendado pela Capes em 1994 e o Doutorado em 2002.
O objetivo do programa é a formação de recursos humanos as atividades de ensino e pesquisa, por meio de uma formação científica e cultural ampla, de forma a contribuir para o desenvolvimento regional do país. A titulação conferida pelo programa é de Mestre ou Doutor em Agronomia, área de concentração Produção Vegetal.
A inscrição pode ser feita de 1º a 31 de outubro de 2004, das 7:30 às 11 horas e das 13 às 16 horas, na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Campus de Dourados – Unidade II, Rodovia Dourados – Itahum, Km 12 Caixa Postal – 533 CEP: 79804-970, telefones: (67) 411-3826 ou 411-3811, Cidade Universitária – Dourados – MS, E-mail: [email protected] ou [email protected] – www.ufms.br. A inscrição poderá ser feita pessoalmente, mediante procuração, ou por correspondência via SEDEX, anexando o comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.
O processo de seleção será desenvolvido em quatro etapas: Análise de curriculum Vitae e da proposta de trabalho/projeto de pesquisa; prova escrita (eliminatória), versando sobre aspectos gerais de produção vegetal, solos e Fitossanidade (somente para os candidatos ao nível de Mestrado); exame de compreensão de textos em inglês, cujo conteúdo estará relacionado a área de Produção Vegetal, sendo permitido o uso de dicionário Inglês/Português; entrevista sobre o conteúdo da proposta de trabalho (Mestrado) e do Projeto de Pesquisa (Doutorado), planos para o futuro e experiência acadêmica e/ou profissional em Produção Vegetal.
As linhas de Pesquisa serão as seguintes: Conservação e Manejo de Recursos Naturais Renováveis; Dinâmica e Disponibilidade de Nutrientes no Sistema Solo-planta; Manejo integrado de pragas e doenças e Sistemas Integrados de Produção Vegetal.