16.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 29 de abril de 2025

Sanesul reduz custos com implantação de novo software

28/09/2004 11h09 – Atualizado em 28/09/2004 11h09

Dourados News

Com o objetivo de agilizar a manutenção de computadores, reduzir custos e melhorar o atendimento à população, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A) inicia uma nova fase de investimentos em tecnologia. A empresa contratou o software ConAudit, da Consulters, implantado em dezembro de 2003. Após nove meses de utilização do sistema, a equipe de TI (Tecnologia da Informação) da Sanesul já contabiliza resultados positivos e prevê para 2005 o retorno do investimento.

Com o sistema anterior, desenvolvido internamente, a Sanesul tinha à disposição somente dados básicos sobre os equipamentos. Não existiam registros de processos de manutenção e a solicitação dos reparos era feita através de ordens de serviço. Um trabalho demorado e de alto custo, principalmente em razão da necessidade de deslocamento dos técnicos até local da ocorrência. “Tínhamos uma sensação de ‘falta de controle‘ de nosso parque de TI. Precisávamos mudar para preservar nosso patrimônio, ter um inventário e um histórico de nossas máquinas”, explica Altair Fernandes Alvarenga, gerente de TI da Sanesul.

O processo de implantação do ConAudit durou dois meses e contemplou 400 (quatrocentas) máquinas instaladas em mais de 60 (sessenta) municípios do Estado do Mato Grosso do Sul. Com o novo sistema da Consulters, a Sanesul passou a realizar uma auditoria diária, com a elaboração de inventário detalhado dos equipamentos (software, hardware, impressoras, licenças e outros) “Quando o ConAudit registra uma alteração no hardware e emite um alerta, temos um parâmetro confiável de que houve uma intervenção física no equipamento. O sistema nos permite acesso a relatórios detalhados e características de cada computador. Hoje temos o controle total de nossa rede”, conta Alvarenga.

Além desse benefício, a equipe da Sanesul também destaca a eficiência do atendimento remoto – solução de problemas nos computadores à distância – e a redução de custos. ”Estes pontos positivos acabam refletindo nos serviços que prestamos à população, já que temos mais agilidade e recursos para aplicar em melhorias de saneamento básico e esgoto”, completa o executivo da Sanesul.

A alta tecnologia do software ConAudit permite ao gerente de TI uma legítima gestão do seu parque de hardware e software. “Com o ConAudit é possível também localizar e remover arquivos e software, realizar auditoria das ações dos usuários (registro de todas as atividades realizadas pela máquina), controlar o patrimônio de TI e elaborar um mapa completo da rede”, explica Gilson Bosso, presidente da Consulters.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.