28/09/2004 08h58 – Atualizado em 28/09/2004 08h58
Da Redação
Por determinação do Secretario de Segurança Pública do Estado, Antonio Braga, todas as viaturas policiais do MS estão sendo convertidas a GNV – Gás Natural Veicular. Em Três Lagoas, nove viaturas já estão circulando com o novo combustível. São três blazers, quatro Fiestas, um Corsa e um Gol.
Frank Corpa, Delegado Regional de Três Lagoas explicou a conversão faz parte da contenção de gastos públicos, principalmente na área de segurança. “Antes nós tínhamos cota de gasolina semanal para abastecer os veículos, agora não, o abastecimento do GNV está liberado”, comentou. No Município, apenas existe apenas um posto de combustível autorizado a abastecer o GNV.
GNV
O Gás Natural Veicular (metano) é um combustível “limpo” por não apresentar impurezas e resíduos da sua combustão. Outro ponto favorável para a sua utilização é o fato de não ser corrosivo nem produzir depósitos de carbonos nas câmaras de combustão. Além disso, o GNV não contém aditivos.
A mistura ar-combustível é perfeita com qualquer temperatura e a sua combustão é mantida por mais tempo do que os demais combustíveis, o que se transforma em benefícios para a vida útil do motor.
O armazenamento do GNV é realizado em cilindros de aço especial, no qual o gás é comprimido sob uma pressão de 220 bar. A maioria dos carros convertidos para gás natural podem ser chaveados e voltar a utilizar o combustível original.
A questão de segurança é outro diferencial. O GNV é mais leve do que o ar, o que possibilita uma dispersão mais rápida, enquanto que sua temperatura de ignição é de 620ºC, bem acima das atingidas por álcool (300ºC) e gasolina (200ºC).