29/09/2004 10h52 – Atualizado em 29/09/2004 10h52
MS Noticias
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) notificou e multou em R$ 200 mil a empresa Águas Guariroba S/A por retirar água além do permitido, durante o período de seca, da estação de captação e tratamento de água, Desbarrancado, em operação no interior do Parque Estadual do Prosa.
De acordo com o laudo de constatação feito pelos técnicos do Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap) o córrego Desbarrancado apresenta problemas no nível de água do reservatório, o que compromete a vazão de escoamento no ladrão. Cerca de 200 metros do córrego apresenta-se seco, desde a captação d’água feita pela Águas Guariroba até a confluência com o córrego Joaquim Português, comprometendo a sobrevivência de muitas espécies silvestres que habitam o Parque Estadual do Prosa.
Foi constatado que no último dia 19 de setembro a empresa realizou a substituição de uma bomba que abastece o bairro Carandá Bosque, sendo que a bomba antiga era de 70 metros cúbicos por hora e a nova tem potência para captar cerca de 105 metros cúbicos por hora, aumentando em 30 metros cúbicos por hora a retirada de água.
A empresa Águas Guariroba recebeu hoje a notificação das irregularidades e deve comparecer ao Imap no prazo de 24h para adequar o fluxo de água da estação de captação do córrego Desbarrancado e proceder a regularização ambiental da atividade. A empresa tem 15 dias para recorrer ao auto de infração.