30/09/2004 11h09 – Atualizado em 30/09/2004 11h09
Reporter MS
A partir dos próximos dias Dourados já poderá contar com uma médica hebiatra, que está instalando consultório a rua Dr. Camilo Ermelindo da Silva, 970, área central de Dourados. A médica Carmen Lúcia de Almeida Santos está chegando para preencher uma lacuna existente atualmente neste setor de saúde do município.
O médico hebiatra, segundo Carmen Lúcia, procura fazer abordagem mais detalhada da puberdade e tem como finalidade a prevenção de morbidades e a cura de problemas mais específicos dessa fase da vida, “em uma abordagem biopsicossocial”, afirma.
Conforme especialistas da área que já atuam em grandes cidades brasileiras, embora seja ainda pouco aplicada, a medicina preventiva é, sem dúvida alguma, o futuro. Hábitos saudáveis, exercícios físicos e alimentação à base de frutas, legumes e pouca carne estão cada vez mais cedo sendo incorporados na vida das pessoas. Entretanto, o hábito de ir ao médico para se prevenir de doenças é ainda pouco comum em nossos meios.
Conforme os especialistas, a prevenção de doenças que podem se manifestar na fase adulta começa na infância e continua na adolescência. Um bom exemplo é a alimentação. A criança recebe o alimento da mãe, que pode controlar seus hábitos. Já o adolescente sai para comer e é influenciado pela cultura e hábitos da sociedade. Ao consultar um hebiatra, o adolescente é motivado a tornar seus hábitos alimentares mais saudáveis, a praticar exercícios físicos, prevenindo desta forma futuras doenças como a obesidade, hipertensão e sedentarismo.
Uma outra maneira de evitar doenças é alertar o adolescente sobre o cronograma de vacinação que, muitas vezes fica esquecido na infância. Vacinas como a da hepatite A e B, catapora ou varicela e meningite meningocócica devem ser tomadas pelos adolescentes, caso não tenham tomado antes.
A médica hebiatra Carmen Lúcia de Almeida Santos traz para Dourados essa especialidade, que ainda estava carente de especialista no município. Informações a respeito de consultas ou outros dados poderão ser obtidos através do telefone 421-9222.