30/09/2004 14h59 – Atualizado em 30/09/2004 14h59
ABN
O governo da Tailânida admitiu ser possível que uma mulher, originária de uma vila do interior do país, tenha sido o primeiro exemplo de transmissão da gripe do frango entre seres humanos.
Ela morreu no dia 20 de setembro em decorrência da gripe do frango, e acredita-se que tenha contraído o vírus de sua filha.
As vítimas fatais da gripe do frango tinham sido contaminadas, até agora, por aves. Se confirmado, o caso aumentaria as suspeitas de que o vírus poderia sofrer uma mutação, mesclando-se com o vírus da gripe humana para criar uma versão mais letal da doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entretanto, esse deve ter sido um caso isolado e não representaria uma ameaça significante para a saúde pública.
Mesmo assim, a OMS disse estar monitorando o ocorrido para evitar que ele signifique o início de um surto.
A mulher, Pranee Thongchan, de 26 anos de idade, morreu em 20 de setembro, logo depois de sua filha ter morrido, provavelmente também em decorrência da gripe do frango, segundo o Ministério da Saúde tailandês.
A filha foi cremada antes que os testes pudessem ter sido realizados para determinar se ela realmente morreu por ter contraído o vírus.
A nota do governo tailandês disse que Pranee “contraiu o vírus por causa do meio-ambiente da vila onde os frangos morreram ou por cuidar muito proximamente, e por um longo período, de sua filha no hospital”.
Pelo menos nove outras pessoas morreram por causa da gripe do frango na Tailândia este ano. No país vizinho, o Vietnã, o número de vítimas fatais é de 19 no mesmo período.
Dezenas de milhões de frangos e outras aves foram mortas pela gripe ou sacrificadas para se tentar conter o avanço da doença. (bbc)