32.9 C
Três Lagoas
domingo, 16 de junho de 2024

MS terá o primeiro centro de monitoramento do tempo

06/10/2004 14h20 – Atualizado em 06/10/2004 14h20

Coxim News

Mato Grosso do Sul vai ganhar, a partir de 14 de outubro, o Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos. A unidade instalada na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), na Capital, vai monitorar, a princípio, o tempo e o clima em cinco cidades do Estado: Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá e Itaquiraí. O assunto é abordado hoje na sede da Iagro pelo agrometeorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Luiz Cavalcanti.
Conforme o agrometeorologista, o centro vai ser fundamental para os produtores do Estado, que poderão agora trabalhar com o planejamento de acordo com as condições previstas, já que as informações oferecidas pelo centro serão mais acessíveis e mais detalhadas. Desta forma, conforme Cavalcanti, os produtores poderão evitar perdas significativas nas lavouras como a ocorreu de média de 20% no verão passado. “Sabendo se vai ser seco ou úmido, os produtores poderão agir previamente”, afirmou em entrevista ao Campo Grande News.
Este será o 19º Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos instalado no Brasil pelo governo federal. O meteorologista Natálio Abraão explica que hoje os profissionais monitoram as informações por meio das universidades e da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A partir do dia 14, as informações estarão abertas à sociedade. Com o novo sistema, a probabilidade de acertos sobe de 80% para 90%, com previsão de clima para os próximos 90 dias e de tempo para sete dias. O investimento, segundo Abraão, é de grandes proporções com verbas do Ministério da Ciência e Tecnologia e do governo estadual. Cada plataforma de coleta de dados custam 15 mil dólares.

A previsão é ter mais dez plataformas, a partir do ano que vem, e objetivo final é instalar 30 plataformas de coleta até o final do quarto ano do projeto. Um total de investimento acima de R$ 500 mil.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.