15.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Exército anuncia que 3,7 mil homens já estão na fronteira

13/10/2004 16h41 – Atualizado em 13/10/2004 16h41

Midiamax News

Autoridades do Exército, PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) anunciaram esta tarde estarem unidas em operação que tem por objetivo manter a hegemonia brasileira também nas áreas de fronteira, consideradas portais de entrada de drogas, contrabando e estrangeiros em situação irregular. “Com a operação a entrada das drogas será dificultada e o preço tende inclusive a subir nos grandes centros, já como reflexo da repressão”, avaliou o comandante da Operação Jauru, o general Carlos Alberto Pinto Silva.

Já estão mobilizados 3.719 homens, sendo 3.250 militares das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e 469 policiais militares, civis, rodoviários, federais e de receita, que estão desde à zero hora desta quarta-feira cobrindo as fronteiras de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que fazem divisa com o Paraguai e Bolívia. A operação, denominada Jauru II, não tem data para terminar e conta com três navios de patrulha fluvial, que deverão cobrir mais de mil quilômetros de fronteiras fluviais, seis helicópteros e ainda 500 viaturas.

No entanto, o comandante Pinto Silva prefere não adiantar os valores envolvidos na operação, nem qualquer balanço de apreensões, ressaltando apenas o bom trabalho do poder público na apreensão de 80 toneladas de maconha este ano. “A operação tem caráter preventivo e visa também treinar as forças armadas para atuarem na fronteira oeste”, justificou o general durante coletiva à imprensa realizada esta tarde na sede do CMO (Comando Militar do Oeste), em que estiveram presentes também o superintendente da PF, Wantuir Jacini, superintendente da PRF, Nivaldo Jovito e também o secretário estadual de Justiça, Antonio Braga.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.