13/10/2004 15h41 – Atualizado em 13/10/2004 15h41
APN
O governo do Estado, através do secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, lança, na segunda-feira 18 às 9h, na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, o Boletim na Internet e a Matrícula Digital, novos serviços que serão agregados ao Portal da Educação, no endereço www.sed.ms.gov.br.
O lançamento de obras e inovações para melhorar a qualidade do ensino nas escolas estaduais integra o cronograma do Governo Popular dedicado à Semana de Mato Grosso do Sul, em comemoração aos 27 anos do Estado.
Rápida, fácil, segura, democrática, transparente e sem filas. Assim será a matrícula para o ano letivo de 2005 nas escolas estaduais da Capital. A Matrícula Digital começa a funcionar efetivamente no dia 22 de novembro. Além de reduzir despesas com papel, impressão e correspondência, a inovação garante vaga a todo aluno que se inscrever em uma das 80 escolas estaduais de Campo Grande.
O secretário afirma que a informatização de processos administrativos e pedagógicos das unidades educacionais da rede estadual é um passo importante para democratizar e aprimorar a qualidade do ensino, aproximando-o do desenvolvimento tecnológico. “A instalação de laboratórios de informática nas 80 escolas estaduais de Campo Grande e, depois disso, a implantação do Sistema de Gestão Escolar (Sige), que interliga as unidades à secretaria, foram apenas os primeiros passos para incrementar o Portal da Educação”, explica Hélio de Lima.
De acordo com Hélio, a Matrícula Digital e o Boletim na Internet permitirão que os pais tenham o controle da vida escolar do filho pela internet, tornando mais fácil o acompanhamento. “Já estamos trabalhando para criar um espaço, nesse portal, só para as escolas, possibilitando a hospedagem de páginas e inserção de notícias das comunidades escolares. A troca de informações e experiências entre professores da rede estadual vai ser possível a partir desse canal de interação que será criado”, declara Hélio.
O governo está divulgando as inovações do portal a partir de agora – sobretudo da Matrícula Digital, que tem períodos determinados – para massificar a informação entre as escolas e principalmente entre os pais e alunos.
Antes de entrar em funcionamento, a Matrícula Digital está sendo amplamente difundida entre as comunidades escolares, com preparação das escolas e capacitações do pessoal que vão auxiliar os pais no período de inscrições. O Boletim na Internet começa a funcionar segunda-feira 18.



