13/10/2004 15h36 – Atualizado em 13/10/2004 15h36
APN
Cerca de 400 pessoas participaram do Seminário de Psicologia do Esporte, da Iniciação ao Rendimento, promovido pelo governo estadula, através da Secretaria da Juventude e do Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (Fadems) e o Departamento de Educação Física da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Importantes personalidades da psicologia do esporte, como os professores Benno Becker Júnior, autoridade mundial no assunto, e Kátia Rúbio, autora de vários artigos na área, participaram do evento.
Foram realizadas cinco conferências e 14 oficinas, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos participantes sobre a psicologia do esporte. O seminário também abriu espaço para apresentação de trabalhos científicos dos tipos pesquisa e experiência de vida.
De acordo com um dos responsáveis pelo evento, o psicólogo Carlos César Netto, o evento foi mais um passo em direção à consolidação da psicologia do esporte como peça fundamental no desenvolvimento esportivo. “Durante o seminário pudemos discutir a importância do tema, reunindo profissionais da educação física e da psicologia. Precisamos arraigar a psicologia do esporte, já que sua importância na formação e desenvolvimento do atleta é fundamental”, comentou.
Carlos César avaliou o evento como positivo e de boa aceitação pelo público-alvo. “A participação foi boa. O público pôde ouvir importantes personalidades da psicologia do esporte e aprender um pouco mais sobre o assunto. Para nós também foi importante para mostrar o trabalho que já estamos desenvolvendo no Estado, com técnicos, atletas e suas famílias”, afirmou o psicólogo.
Na Sejel, a psicologia do esporte já vem sendo usada, principalmente nas escolinhas de futebol, integrantes do Esporte Popular. Nesse projeto as crianças e adolescentes, além de aprenderem técnicas do esporte, têm acompanhamento pessoal, familiar e escolar.