15 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Ancinav poderá ter fundo para cinema e TV

14/10/2004 08h15 – Atualizado em 14/10/2004 08h15

Tribuna do Norte

O Comitê da Sociedade Civil do Conselho Superior do Cinema fez esta semana a terceira reunião em Brasília para debater o anteprojeto que transforma a Agência Nacional do Cinema (Ancine) em Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav). O encontro, que aconteceu semana passada em Brasília, deteve-se especialmente na questão da organização das atividades cinematográficas e audiovisuais.
Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna, uma das conseqüências da última reunião do Conselho Superior de Cinema é que os conselheiros estudam a possibilidade de criar um fundo especial para o desenvolvimento da infra-estrutura técnica do cinema e da televisão.

A proposta de criação do fundo foi da conselheira Edina Fuji, da Quanta, empresa que fornece material para filmagens. Há uma grande defasagem tecnológica no cinema, assim como um sucateamento da TV pública, ponderou Gabriel Priolli – o caso da TV Cultura pode ser um dos exemplos de emissora que poderá ser beneficiada pelo fundo. A votação pela criação do fundo foi unânime, mas os conselheiros ainda não sabem qual será a fonte de receita para ele.

O secretário destacou que a necessidade maior, no entanto, é na área cinematográfica, devido à paralisação da produção entre 1990 e 1995. “Quando as atividades foram retomadas, a infra-estrutura disponível no Brasil para os produtores estava bastante defasada, e essa defasagem não foi superada até agora”, disse.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.