14/10/2004 16h26 – Atualizado em 14/10/2004 16h26
Dourados News
A greve nacional dos bancários começa a ser suspensa em diversas partes do país. Os bancários de Belo Horizonte (MG) aprovaram hoje o retorno ao trabalho. A mesma decisão já havia sido aprovada ontem em Curitiba (PR), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Vitória (ES), segndo o presidente da CNB-CUT (Confederação Nacional dos Bancários) da CUT, Vagner Freitas.
Outras capitais ainda realizam assembléias para avaliar a proposta de encerramento da greve. Esse é o caso de São Paulo.
A sugestão de encerrar a paralisação –que já dura 30 dias– foi tomada ontem pela Executiva Nacional dos Bancários, que se reuniu após as audiências de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Como não houve acordo, o TST marcou para o dia 21 o julgamento da greve no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A Executiva Nacional dos Bancários quer evitar o julgamento no TST e retomar a negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Para isso, pretende suspender a paralisação.
“Entendemos que a solução negociada é sempre melhor que o julgamento”, disse o negociador dos funcionários do BB e integrante da Executiva, Marcel Barros.
Segundo ele, o rumo da negociação será avaliado em assembléias, que serão marcadas para o dia 20, um dia antes do julgamento.
“Se não houver negociação até lá, poderemos decidir pelo retorno à greve a partir do dia 21”, disse Barros.