14/10/2004 16h47 – Atualizado em 14/10/2004 16h47
MidiamaxNews
Os pais de alunos que estudam em escolas particulares de Campo Grande vão ter que preparar o bolso: a mensalidade escolar no próximo ano letivo deverá subir entre 5% e 10%. Apesar de o Sinepe/MS (Sindicato das Escolas Particulares e Mato Grosso do Sul) informar que as discussões sobre o assunto só começam na próxima semana, a maioria das escolas particulares da Capital já admite que o percentual de reajuste para a mensalidade do próximo ano fique, no máximo, em 10%.
No colégio Atenas, por exemplo, o aumento da mensalidade para o ano letivo de 2005 ficará entre 5% e 10% e os pais devem começar a receber cartas informando sobre o reajuste a partir da próxima semana. Nos colégios Avant Garde e Mace a informação é que na próxima semana as discussões sobre o índice de aumento da mensalidade comecem, mas o percentual deve ficar mesmo em, no máximo, 10%, sendo que nos colégios Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto em virtude do feriado prolongado.
O índice inclui a variação da inflação no período, aumento salarial dos professores, além de alta dos insumos, como energia elétrica, água e esgoto, telefone, aluguéis e tributos. O aumento está variando conforme os reajustes feitos anteriormente, sendo que algumas devem reajustar mais agora porque aumentaram pouco no ano passado, mas as escolas têm de ficar de olho no mercado, na capacidade que ele tem de absorver estes reajustes. As benfeitorias e os investimentos feitos pelas instituições de ensino têm de ser considerados.