14/10/2004 09h38 – Atualizado em 14/10/2004 09h38
Agência Globo
A Polícia Federal prendeu, no início da manhã desta quinta-feira, o diretor da escola de samba Grande Rio Ricardo Dantas Valente, acusado de envolvimento com o tráfico internacional de drogas. Na hora da prisão, Valente estava dormindo ao lado da mulher grávida numa casa na Rua Coronel Ribeiro Gomes, em São Conrado.
Valente era o principal alvo da Operação Esteira Livre, deflagrada na manhã desta quinta-feira no estado do Rio, e que já prendeu outras onze pessoas. Com o apoio de policiais federais de Espirito Santo, Minas Gerais, Brasília e São Paulo, a operação ainda tem doze mandados por cumprir, todos expedidos pelo juiz André Rizzo Mollinari, da Justiça Federal.
As investigações começaram em dezembro de 2002, após a prisão de um outro envolvido no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim.
Segundo o delegado Herbert Reis Mesquita, da Coordenadoria Geral de Repressão a Entorpecentes da PF de Brasília, a droga vinha do Paraguai, passava pelo Rio de Janeiro e era enviada para a Europa, a partir do Aeroporto Internacional Tom Jobim.
A suspeita é de que quadrilha utilizasse funcionários da empresa Sata, prestadora de serviços de transporte de babagem para a Infraero, para despachar as malas com cocaína sem que a bagagem passasse pelo raio-x da Polícia Federal.
Com este esquema, os traficantes chegavam enviar em três remessas mensais 60 quilos de cocaína, pronta para consumo, para Portugal e Espanha.