14/10/2004 08h51 – Atualizado em 14/10/2004 08h51
24 Horas News
O trabalho “The Beryl to Bromellite Transformation: In Situ High Temperature X-Ray Observations (A transformação da fase Berilo para Bromelita observada em distração de Raio-X em alta temperatura)”, da professora Rúbia Ribeiro Viana, do Departamento de Recursos Minerais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será uma das apresentações da Primeira Escola de Física (Escofísica).
O trabalho, feito juntamente com dois alunos da Iniciação Científica, discorre sobre a mudança de fase de minerais em alta temperatura e quais os componentes necessários para que esta mudança se processe. Ele é feito em parceria com o Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.
A pesquisa foi apresentada no 8º Congresso Internacional em Mineralogia Aplicada que aconteceu de 19 a 23 de setembro, em Águas de Lindóia, São Paulo, e contou com a participação de pesquisadores de 24 países como Alemanha, China, Bélgica e França.
Rúbia Ribeiro Viana desenvolve esta pesquisa desde 2002 e prevê concluí-la em 2005, com a reestruturação do laboratório de compra de equipamentos para Geologia da UFMT.
ESCOFÍSICA – A Primeira Escola de Física, que se realizará de 18 a 22 de outubro, é promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A Escola de Física tem a finalidade de permitir a discussão e troca de experiências entre pesquisadores e estudantes que atuam na área. Além disto, o evento visa a divulgar as pesquisas realizadas na região Centro-Oeste e estabelecer estratégias para a consolidação dos grupos de pesquisa.