15/10/2004 09h51 – Atualizado em 15/10/2004 09h51
Agência Brasil
O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, considera 2005 um prazo muito otimista para o fim das negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), mas garantiu que se empenhará para que o acordo saia. A declaração foi feita em palestra que proferiu na 23ª Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (Cebeu), que começou ontem no Rio.
Danilovich fez uma avaliação positiva das relações comerciais entre os dois países e disse que os Estados Unidos são um “grande parceiro comercial do Brasil”. Ele destacou ainda a presença de várias empresas norte-americanas no país, a cooperação no combate ao terrorismo e a defesa da ordem democrática e institucional. O embaixador também avaliou como “muito positiva” a visita de três dias do secretário de Defesa norte-americano Collim Powell ao Brasil.
Para o embaixador não há dúvida sobre a liderança do Brasil na América Latina. Ele destacou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em promover uma campanha de combate à fome e disse que seu país é favorável à iniciativa apesar de reconhecer diferenças de opinião sobre a forma mais correta de executar a proposta. Danilovich garantiu que os Estados Unidos não estão preocupados com o programa nuclear brasileiro e reafirmou sua confiança de que o governo do presidente Lula não desenvolverá um programa que seja prejudicial a ouras nações.