15/10/2004 15h25 – Atualizado em 15/10/2004 15h25
Globo On line
Gustavo Kuerten está otimista com relação à sua volta às quadras. Na última semana, o brasileiro manteve a rotina no trabalho de reabilitação, fazendo exercícios leves e de piscina, e agora se prepara para a segunda etapa.
No dia 21 de setembro, Guga operou, pela segunda vez, o quadril direito. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Marc Philippon, em Pittsburg, nos Estados Unidos.
”Me adaptei bem ao trabalho na piscina, praticamente mantive a rotina da reabilitação da última semana e vou melhorando um pouco a cada dia”, disse Guga.
O Dr. Rogério Teixeira da Silva, que participou da cirurgia nos Estados Unidos e está acompanhando o tenista no Brasil, disse que tudo está correndo dentro do previsto.
”O Guga respondeu bem ao tratamento na água. continua ganhando amplitude rotacional no quadril e está se preparando para começar os exercícios ativos, que correspondem ao início da segunda fase da recuperação”, afirmou.
Guga decidiu se submeter a uma nova cirurgia no quadril para corrigir a primeira, feita em fevereiro de 2002. O brasileiro amargava sucessivos fracassos nos torneios profissionais por ter pouca mobilidade na região lesionada e por sentir fortes dores após um período dentro da quadra.
Este ano, Guga só conquistou um título – o do Brasil Open. Ele soma 23 vitórias e 13 derrotas. Nos últimos dois torneios – Jogos Olímpicos de Atenas e US Open, o brasileiro acabou derrotado na primeira rodada. Fora da Bahia, sua melhor participação no circuito profissional da ATP foi em Viña Del Mar, no Chile. Lá Guga perdeu na decisão para o jogador local, Fernando González.
Em Grand Slams, Guga foi à terceira rodada do Australian Open, feito inédito em sua carreira, perdeu nas quartas em Roland Garros e não jogou em Wimbledon. Nos torneios Masters Series, o tenista jogou em Indian Wells (derrota na segunda rodada depois de ser bye), Miami (mesmo retrospecto), Monte Carlo (eliminado na estréia), Montreal (queda nas oitavas) e Cincinnati (batido na segunda rodada).