16/10/2004 08h06 – Atualizado em 16/10/2004 08h06
Diário de Cuiabá
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Cuiabá nessa sexta-feira para reforçar a campanha do candidato tucano, Wilson Santos, e pregou um comportamento propositivo nesse segundo turno. Dizendo-se habituado a vencer o PT nas urnas, Alckmin considerou que o partido não deve se sentir intimidado com o poderio econômico do adversário, apenas manter a coerência de propostas para explicitar a superioridade na disputa.
“Nós temos o melhor candidato, que é o Wilson Santos. Até os nossos adversários reconhecem que ele é o candidato mais preparado. Não há razão para se fazer uma campanha contra o adversário”, defendeu Geraldo Alckmin. O chefe do Executivo paulista não quis ditar uma “receita” para melhorar o desempenho do candidato do PSDB por considerar que as estratégias políticas nas eleições municipais são estritamente locais e independem das composições nacionais da legenda.
Questionado se a concorrência com o PT nas urnas tem sido mais difícil para o grupo tucano por representar hoje oposição ao comando vigente, Alckmin não se deixou abater. “Eu sou expert em vencer o PT. (…) Em 12 cidades que estamos disputando o segundo turno, estamos em nove com candidatos a prefeito e não vejo nenhum problema”, alfinetou o governador.
O líder tucano procurou não se intimidar com a desvantagem de 20 pontos do candidato do PSDB apontada nas pesquisas de intenção de voto na capital de Mato Grosso. “Até agora, o que se tem é intenção de voto. O que decide mesmo é eleição, que é no dia 31 de outubro”, afirmou. Alckmin reforçou que, no cenário nacional, a maior parte do eleitor deixa sua escolha para a última hora. “As grandes ondas, os grandes movimentos acontecem nos últimos dias, o que prova que o eleitor está maduro, ele vai ouvindo, analisando, comparando”, sustentou.
Wilson Santos fez questão de agradecer publicamente o reforço do governador de São Paulo, considerado a maior revelação do ninho. Alckmin participou ontem de um comício no Pedra 90 e ministrou uma palestra a empresários no Hotel Fazenda Mato Grosso. A expectativa era de reunir 350 pessoas e, segundo a organização, a entrada era gratuita.