16/10/2004 07h55 – Atualizado em 16/10/2004 07h55
Terras MS
Nesta sexta-feira (15), o Ministro da Defesa, José Viegas, chegou ao Estado para acompanhar a Operação Jauru II – um trabalho de fiscalização nas fronteiras de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso com o Paraguai e a Bolívia.
Recepcionado pelos comandantes da Base Aérea e do Comando Militar do Oeste, o ministro foi direto para o Comando Militar do Oeste.
A portas fechadas o ministro recebeu dos generais as informações sobre o andamento da Operação Jauru II e os detalhes das operações e das rotas usadas pelos traficantes.
São pelo menos cinco rodovias e dezenas de estradas vicinais usadas pelos traficantes e contrabandistas. O desafio é se antecipar. Um sistema de comunicação que usa cartas e fotos de satélite tem como saber onde os traficantes vão passar e fazer imediatamente o remanejamento das tropas para tentar chegar primeiro.
É uma corrida pela informação. Quem consegue desvendar os caminhos primeiro tem mais chances de sucesso. É aí que entram os serviços de inteligência.
Como sistema de comunicação interligado via satélite a comunicação com as barreiras e com os navios no rio Paraguai é imediata.
Para o ministro essa união das três forças, com polícias e órgãos estaduais é o caminho pra ter mais segurança e uma fiscalização mais efetiva nas fronteiras.
Em dois dias de operação, foram feitas 46 apreensões de drogas, contrabando e carros roubados. Dez pessoas foram presas.