16/10/2004 09h08 – Atualizado em 16/10/2004 09h08
EFE
Vários músicos brasileiros, entre eles o famoso compositor Willy Corrêa de Oliveira, participarão na próxima semana no I Simpósio de Música Contemporânea Colômbia-Brasil, que acontecerá em Medellín, informou-se hoje, sexta-feira.
O evento é organizado pela Escola de Administração, Finanças e Tecnologias (EAFIT)da Universidade de Medellín e acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro.
A programação prevê aulas magistrais, concertos e foros dos quais participarão músicos de ambos os países.
Os brasileiros que estarão presentes são o pianista Luiz Carlos de Moura Castro, a soprano Adélia Issa, o violonista Edelton Gloeden, a pianista e clarinetista Bridget de Moura Castro, o percussionista Joaquim Abreu e o saxofonista Paulo Passos, assim como o compositor Marlos Nobre e os catedráticos Alexandre Ulbanere e Marcilda Clis.
Além disso, haverá um bate-papo com Willy Correa de Oliveira, integrante do Música Nova, um movimento de música aleatória e eletroacústica que se destacou nas décadas 60 e 70 e ao qual também pertenceram Rogério Duprat, Damiano Cozzella, Julio Medaglia e Gilberto Mendes.
Além disso, haverá um concerto de música eletroacústica com Rogério Costa e Fernando Iazzetta, coordenador do projeto de acústica da Universidade de São Paulo.
O centro acadêmico organizador explicou que o simpósio tenta “fazer com que o Brasil e sua enorme cultura se expandam dentro da América Latina”.
O departamento acrescentou que, “apesar da proximidade geográfica, o Brasil continua tristemente desconhecido pelos países de língua latina, especialmente pelos da região andina. (Venezuela, Colômbia, Peru e Equador)”.