22.8 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio de 2025

3 trabalhos de MS serão beneficiados por projeto federal

18/10/2004 08h16 – Atualizado em 18/10/2004 08h16

MS Noticias

Mato Grosso do Sul teve três trabalhos selecionados, dentre os 214 escolhidos em todo o País, para o projeto Pontos de Cultura, do MinC (Ministério da Cultura). O projeto vai disponibilizar recursos de até R$ 150 mil para cada proposta.

Um dos objetivos da iniciativa é destinar recursos e equipamentos para a produção cultural, viabilizando também a capacitação, nas periferias de centros urbanos, áreas rurais, quilombolas e aldeias indígenas.

O MinC informa que nesta primeira fase, foram contemplados os seguintes projetos no Estado: Moinho Cultural Sul Americano, do Instituto Homem Pantaneiro, em Corumbá; Casa da Cultura “Nãnderetã”, da Associação “Amigo do Índio”, em Dourados; Arte, Cultura, Cidadania e Geração de Renda, da Anca (Associação Nacional de Cooperação Agrícola), em Sidrolândia.

Darlene de Barros Almeida, técnica responsável pelo projeto Moinho Cultural Sul Americano, diz que o apoio federal valoriza bastante o trabalho, ela acredita que o espaço a ser finalizado no início do próximo ano vai se tornar um referencial em todo o Brasil.

A meta é atender pelo menos 300 pessoas, sobretudo crianças carentes e seus familiares. No moinho, serão realizados projetos culturais, visando o combates a foco de exclusão social, além de ter o diferencial de que o espaço atenderá famílias carentes vindas da Bolívia, país fronteiriço à cidade. “Por isso, o fato do moinho ser considerado sul-americano”, completa.

Darlene explica que serão ministradas oficinas de dança e música para as crianças e os adultos terão a oportunidade de freqüentar cursos de culinária e costura. Explicando que trata-se de um projeto a longo prazo, o moinho pretende trabalhar na formação de grupos de dança e de orquestras.

Acrescentando que a construção do Moinho recebe outros parceiros e da prefeitura municipal, espera que o espaço possa ser aberto à população no início do ano.

“O primeiro semestre será usado como piloto”, completa, admitindo que o projeto poderá passar por alterações para melhor atender a demanda.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.