18/10/2004 09h04 – Atualizado em 18/10/2004 09h04
Midiamax News
Levantamento do jornal O Globo com base no resultado das eleições municipais revela que dos 75 prefeitos reprovados por fiscalização da CGU (Controladoria Geral da União) e que disputaram a reeleição 40 saíram vitoriosos. Nas gestões desses prefeitos foram detectados desvios que envolvem cifras milionárias, licitações fraudulentas, distribuição de medicamentos vencidos para a população e obras inacabadas apesar de pagas.
Essas prefeituras fazem parte do total de 561 municípios escolhidos nos 12 sorteios realizados nos últimos dois anos pela CGU. Até agora, o governo divulgou relatório de 391 prefeituras fiscalizadas. Uma equipe de auditores e fiscais da CGU visita os municípios e faz uma devassa na contabilidade. Somente sete prefeituras do país não tiveram qualquer irregularidade encontrada.
Os eleitores reelegeram prefeitos suspeitos de irregularidades sabendo o que estavam fazendo. Na disputa para prefeituras deste ano, a primeira desde a implementação do programa, o relatório do governo virou um trunfo eleitoral. As conclusões da CGU foram usadas amplamente nas campanhas, tanto pelos que se saíram bem na avaliação, mas, principalmente pela oposição, que explorou o documento. Mesmo assim, mais da metade dos reprovados pela CGU se reelegeu.