22.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 5 de maio de 2025

Agropecuária Água Viva é multada em mais 1 milhão e meio

18/10/2004 17h10 – Atualizado em 18/10/2004 17h10

Reporter MS

A Agropecuária Água Viva é multada em 1 milhão e 500 mil reais por efetuar obras sem licença ambiental e desviar o curso do córrego Serradinho. No mês passado o proprietário, deputado Waldir Neves, já havia sido multado em 500 mil reais por irregularidades em sua outra propriedade, as margens do Rio Formoso, que é destinada ao ecoturismo. As multas somam agora 2 milhões de reais.

Esta é a quarta multa aplicada por irregularidades ambientais aos empreendimentos do deputado Waldir Neves, sendo três referentes ao receptivo turístico e esta última pelas obras na fazenda Novo Horizonte.

No mês passado durante uma vistoria na região a equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sema e do Instituto de Meio Ambiente Pantanal – Imap constatou que dentre outras irregularidades estavam sendo construídos apartamentos e prédio sem licença ambiental; além de desviar o curso do rio Formoso, para abastecer uma piscina. Foi arbitrada uma multa de 500 mil reais, da qual o empreendedor já apresentou defesa que está sendo analisada pela Sema.

No último dia 8 de outubro, após receber denúncias feitas por proprietários de fazendas da região, os técnicos vistoriaram a outra propriedade do deputado, a Agropecuária Água Viva, localizada na rodovia que liga Bonito a Serradinho, e constataram várias irregularidades, sendo a mais grave o desvio do córrego Serradinho, para abastecer dois lagos e uma piscina sem licença ambiental.

As obras ficarão paralisadas até o cumprimento das leis ambientais, sendo que o empreendedor tem 15 dias para recorrer da multa de 1 milhão e 500 mil reais. De acordo com o laudo o desvio do córrego Serradinho pode causar prejuízos ao meio ambiente, comprometer a dessedentação de animais e o abastecimento de propriedades vizinhas, contrariando a lei de recursos hídricos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.