26.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Bonito sedia Congresso Nacional das Unimeds na quarta-feira

18/10/2004 11h23 – Atualizado em 18/10/2004 11h23

Click 21

Começa nesta quarta-feira, dia 20, um dos maiores eventos sobre cooperativismo do Brasil. É o VIII Congresso Nacional da Aliança Unimed (Conau) e XIII Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins (Sueco). Os eventos, que acontecem no Hotel Zagaia, em Bonito, irão reunir cerca de 600 médicos de todos os estados do País. São dirigentes de Unimeds e palestrantes de renome internacional que, durante quatro dias, estarão debatendo os rumos do cooperativismo médico.

Entre os palestrantes, destacam-se o presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Dr. Fausto Pereira dos Santos, que irá falar sobre ‘O Sistema da Saúde Suplementar no Brasil’, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. José Augusto Delgado, abordando o tema ‘Manifestações do Judiciário sobre as Demandas Tributárias das Sociedades Cooperativas’, e ainda o psiquiatra pós- graduado em administração de empresas, Roberto Shinyashiki, que fará a palestra ‘O Poder das Soluções – As Estratégias para as Vitórias’, tema de seu mais recente livro.

Outro convidado de destaque é o ex-presidente do Banco Central, do BNDES e da Petrobrás, Francisco André Gross, que irá abordar o atual sistema financeiro no Brasil e o papel das cooperativas na economia nacional e mundial. Ele explica que atualmente mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo são membros de cooperativas, entidades que empregam mais do que as corporações multinacionais. “As cooperativas e seus membros compartilham um conjunto de princípios e valores acordados internacionalmente e, devido a sua base democrática e sua combinação única de objetivos sociais e econômicos, ocupam um lugar ideal no papel de promover uma globalização mais justa”, explica Gross.

Os eventos têm como tema central ‘Cooperativismo, Cidadania e Meio Ambiente’. O Presidente da Aliança Cooperativista Nacional Unimed, Reginaldo Tavares de Albuquerque, diz que o cooperativismo tem importante papel na prática da democracia e da justiça social, por isso a programação do Conau e do Sueco está voltada para questões referentes à preservação do meio ambiente; à responsabilidade civil da cooperativa e do cooperado; à educação, comunicação e tecnologia; ao aprimoramento da medicina ocupacional e dos recursos próprios, além de temas relacionados ao cooperativismo de crédito.

O VIII Conau e o XIII Sueco são organizados pela Aliança Cooperativista Nacional Unimed, juntamente com a Confederação das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins e Federação das Unimeds de Mato Grosso do Sul, que tem como presidente Fernando Arruda. “É um orgulho que Mato Grosso do Sul tenha sido escolhido como sede de um evento de tão grande importância para o cooperativismo médico nacional. Isso mostra o quanto o Estado está preparado para grandes eventos e a força do cooperativismo nesta região”, explica Arruda.

A abertura oficial dos eventos está marcada para as 19 horas, desta quarta-feira, dia 20, e a programação vai até sábado, dia 23.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.