18/10/2004 17h05 – Atualizado em 18/10/2004 17h05
Agência Brasil
Esclarecer a população, oferecer uma visão mais abrangente sobre as aplicações da energia nuclear e ampliar o debate sobre o desenvolvimento de novas tecnologias. Com essa proposta, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, divulga suas atividades até o dia 24 na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo governo federal.
O Ipen pretende apresentar seus trabalhos nas áreas de saúde, meio ambiente, indústria, radioproteção, reatores e energia por meio de dois projetos: o Ipen vai às escolas e o Ipen de portas abertas. No primeiro, os pesquisadores do Instituto fazem palestras sobre os usos pacíficos da energia nuclear, para um público de estudantes de níveis secundário e superior da capital. No outro projeto, são oferecidas atividades que permitem o contato direto com pesquisadores e técnicos em energia nuclear, como exposições interativas, vídeos didáticos e visitas a instalações e laboratórios de pesquisa.
Os dois projetos são organizados pelo Instituto a cada dois anos e estão abertos das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. As visitas e palestras são monitoradas e pré-agendadas, sem ônus para as escolas. O telefone de contato é (11) 3816-909.