27.6 C
Três Lagoas
domingo, 4 de maio de 2025

Patrus admite falha no Bolsa Família e promete correção

18/10/2004 08h25 – Atualizado em 18/10/2004 08h25

Estadão

Depois de apresentar reportagem que mostrou falhas no controle dos programas sociais do governo federal destinados às famílias pobres, o programa Fantástico, da Rede Globo, ouviu o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. Ele admitiu falhas no sistema de controle dos programas e prometeu fazer as correções necessárias e procurou justificar os problemas encontrados devido à grandiosidade do programa. Patrus também aproveitou para criticar os programas sociais do governo Fernando Henrique Cardoso. “Nós unificamos os cadastros anteriores, que eram de fato frágeis, e que herdamos do governo passado”, criticou o ministro.

A reportagem feita nas cidades de Pedreiras (MA), Cáceres (MT) e Piraquara (PR) constatou diversas famílias de classe média que recebem indevidamente dinheiro de programas como o Bolsa Escola, Auxílio-Gás, Bolsa Alimentação e o Cartão Alimentação. Esses quatro programas foram substituídos no atual governo pelo Bolsa Família.

Cadastro único
Para solucionar os problemas encontrados, o ministro prometeu implementar conselhos que acompanhariam a unificação dos cadastros, além de exigir um maior controle por parte dos prefeitos eleitos. Porém, diante da evidência da reportagem, que também mostrou casos de mau uso do novo cartão do Bolsa Família, Patrus Ananias prometeu tomar outras providências. “O Brasil é um país grande, complexo e descentralizado, com mais de 5.500 municípios”, procurou explicar.

Segundo Patrus, as correções serão feitas sem que se interrompam os cadastramentos. “Nós poderíamos penalizar os pobres em função de distorções que efetivamente ocorrem “, justificou. O ministro se comprometeu ainda a cumprir o cronograma de controle das crianças inscritas no Bolsa Família. “Em novembro, nós enviaremos para todas as prefeituras co-responsáveis todos os dados das crianças (…) e, a partir de abril do ano que vem, será implantado o controle eletrônico nas escolas.”

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.