23/11/2004 13h51 – Atualizado em 23/11/2004 13h51
Terras MS
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o cultivo de ópio aumentou 64% no último ano no Afeganistão. A entidade alertou que o país pode se tornar um narco-Estado.
O relatório divulgado nesta quinta-feira convocou os Estados Unidos e forças da OTAN a combater a droga e os insurgentes do Talebã.
O relatório afirma que o Afeganistão agora fornece 87% do ópio mundial. Em 2003, o comércio gerou US$ 2,8 bilhões, o equivalente a mais de 60% do produto doméstico bruto afegão.
Estima-se que um em cada dez afegãos está envolvido nesse tipo de negócio, pois é fácil ver por que 2,3 milhões de pessoas estão envolvidas com o ópio, quando um fazendeiro pode ganhar dez vezes mais com papoulas do que com trigo.
A ONU disse que seria “um erro histórico” abandonar o Afeganistão ao ópio. Os Estados Unidos anunciaram uma grande ofensiva contra a produção de drogas no Afeganistão. O governo americano deve gastar US$ 780 milhões no próximo ano em medidas que incluem a erradicação de papoulas e a introdução de alternativas para os agricultores.
Autoridades americanas descrevem o novo plano como um compromisso total com o apoio ao novo governo afegão em sua luta contra o aumento na produção de drogas.
Até agora, autoridades americanas se concentraram mais no processo eleitoral no Afeganistão. Com o fim das eleições, eles estão livres para dar maior atenção ao problema das drogas no país.



