22.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Importante chefe das Farc morre em combate

24/11/2004 11h27 – Atualizado em 24/11/2004 11h27

EFE

Um importante chefe da guerrilha das Farc, procurado desde 1999 após fugir da prisão, morreu em um combate travado com as forças especiais militares colombianas, informaram nesta terça-feira em Bogotá autoridades militares.

Na mesma operação, morreram duas mulheres e dois homens que formavam a escolta do guerrilheiro Humberto Valbuena Morales, conhecido como “Hierbas”, responsável pela coluna “Teófilo Forero” das Farc, disse à imprensa o general Carlos Alberto Fracica, chefe da Força Tarefa Conjunta do Sul.

“Hierbas” morreu na segunda-feira passada de tarde nos Andes, na aldeia rural de San Vicente del Caguán, a 500 quilômetros de Bogotá.

Ele tinha várias ordens de captura por terrorismo, rebelião, narcotráfico, seqüestro e homicídio.

A operação na qual o guerrilheiro morreu aconteceu depois de meses de investigação para capturar Valbuena, disse Fracica, que considera que sua perda é “outro duro golpe” contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Valbuena participou do seqüestro maciço de uma dúzia de moradores de um edifício da cidade sulina de Neiva, ocupado pelos rebeldes em junho de 2001.

Era buscado, além disso, pelo seqüestro, em 2002, do parlamentar Consuelo González; pela invasão de uma delegacia de polícia de Algeciras, no departamento de Huila, e por vários assassinatos de políticos e funcionários públicos.

O guerrilheiro “também era o encarregado de conduzir todo o fluxo de dinheiro recebido através dos negócios feitos pelas Farc com a produção e a venda de cocaína” no sul do país, segundo os militares.

Valbuena tinha sido capturado no início de 1999 acusado de seqüestro e rebelião, mas seus companheiros permitiram que ele fugisse da prisão de Neiva em meados desse ano.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.