25/11/2004 08h28 – Atualizado em 25/11/2004 08h28
Fundtur
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul começa se preparar para implementar um segmento que não pára de crescer no mundo. O público GLBT, sigla utilizada para Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais, é atualmente uma das grandes fatias de mercado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), no ano passado a economia americana faturou aproximadamente US$ 54 bilhões com o turismo gay.
E o Brasil já começou a se atentar para este nicho. Seguindo esta tendência, o técnico da Fundação de Turismo, José Eduardo Calegari Paulino, participa do curso que acontece amanhã em São Paulo (SP), promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV/SP), com o tema “Turismo GLS – Uma Oportunidade de Negócios”.
Voltado ao trade turístico, o curso vai abordar, entre outros tópicos, a análise do mercado (universo, potencial, números, disputa); o perfil do consumidor; o potencial do segmento GLS no Brasil; o tamanho do mercado; e o ineditismo.
De acordo com a Diretora Presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, “a idéia é começar a fomentar o turismo GLS, buscando mecanismos para que seja criado um segmento voltado para este público, cada vez mais crescente e muitas vezes ignorado, através de treinamento, capacitação e informação”. Além disso, ela afirma que MS tem o perfil almejado por este público. “Como o público GLS prefere destinos com belezas naturais, boa gastronomia e atividades culturais, Mato Grosso do Sul tem o perfil para receber este público”.
O curso será ministrado por Franco Reinaudo – formado em Gestão de Empresa Turística pelo Instituto delle Scienze Turistiche, na Itália. Com especialização em Marketing Turístico, atualmente, Reinaudo dirige uma operadora voltada exclusivamente para o turismo GLS.
Brasil – Conforme a lista da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), o país é atualmente o terceiro na preferência dos turistas americanos dentro da América Latina, atrás do México e do Caribe.
No Brasil já existem cerca de seis mil desses estabelecimentos cadastrados nas agências de viagens especializadas e, principalmente, nos sites dirigidos ao público gay, que são a maior fonte de informação para os viajantes. Mais informações pelo 318-6094.



