26/11/2004 10h31 – Atualizado em 26/11/2004 10h31
Coxim News
Embora cinco prefeitos eleitos estejam de olho na presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a aposta é que seja formada uma chapa de consenso, reunindo nos 20 cargos as legendas que elegeram prefeitos. Um peso significativo têm a aliança do PL e do PT, que juntos somam 29 dos 78 votos. Pelo PL, tenta se articular Eraldo Jorge Leite, de Jateí, e pelo PT, Osvane Ramos, de Dois Irmãos do Buriti, é o nome que já está na disputa.
Outro nome forte é da prefeita reeleita em Eldorado e secretária da entidade municipalista Mara Caseira, do PDT, partido com segundo maior número de prefeitos- 17. O PMDB aposta no atual presidente, Waldeli Rosa. Outro nome é de Felipe Orro, do PTB, reeleito em Aquidauana. As articulações ganham força aos poucos. Ainda há tempo, a eleição será em janeiro.
Leite diz esperar a confirmação do nome de Mara pelo PDT (Moacir Kohl de Coxim também demonstrou interesse), que promove reunião amanhã. Mara diz estar conversando com os prefeitos do PT e PL, partidos aliados no cenário estadual. Ela considera importante a entidade reforçar a assessoria técnica e o atendimento à prefeituras.
Defendendo o consenso, Leite diz que os pretendentes devem ter “espírito de renúncia” para que ocorra o consenso.
O PSDB tem seis prefeitos, o PMDB tem 13, o PFL tem 3, do PT são 18, do PTB 9, do PL são 11 e o PV elegeu um prefeito.




