26/11/2004 17h10 – Atualizado em 26/11/2004 17h10
Midiamax News
O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse nesta sexta-feira, em Dourados, que a solução adotada para resolver o impasse entre índios e produtores rurais da região de Panambizinho serve de exemplo para acabar com conflitos indígenas em outras regiões do país. O governo comprou uma fazenda em Juti e levou para esse novo local os colonos que tiveram de deixar a antiga Colônia Agrícola, reconhecida como território indígena através de um estudo antropológico da Funai.
“Essa foi uma grande vitória em que poucos acreditavam. O governo Lula , com competência e serenidade, adotou uma solução que estava no coração e na mente das partes envolvidas na disputa, tanto os índios quanto os produtores rurais. Panambizinho, sem dúvida alguma, é o primeiro passo de um modelo que vai ser adotado para resolver , com justiça, todos os conflitos envolvendo indígenas no Brasil”, afirmou Delcídio , que é o relator, no Senado, da Comissão Especial de Acompanhamento de Conflitos Indígenas.
Delcídio veio de Brasília no mesmo avião que trouxe o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para participar da solenidade de entrega dos 1.180 hectares da antiga Colônia Agrícola de Panambizinho aos índios guarani. A colônia foi criada na década de 40 pelo então presidente Getúlio Vargas e era um dos primeiros assentamentos da reforma agrária no Brasil.
Ali viviam 38 famílias de pequenos agricultores, mas em 1995 o Ministério da Justiça, após estudo da FUNAI, reconheceu a área como sendo um antigo território indígena , que precisava ser devolvida aos índios.Começou aí uma disputa que durou até este ano, quando o Governo Federal comprou a Fazenda Terra do Boi, em Juti, e levou para lá os agricultores.
O senador voltou a defender a reestruturação da Funai, “ que desempenha um papel estratégico e precisa de quadros competentes para desenvolver um bom trabalho” , e disse que a bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional está à disposição do Ministério da Justiça para apoiar toda e qualquer ação que solucione, pacificamente, as questões envolvendo índios e produtores rurais.



