29/11/2004 09h24 – Atualizado em 29/11/2004 09h24
Folha online
Pela primeira vez, 150 homens da Força Nacional de Segurança Pública irão auxiliar um Estado a manter a ordem pública. Entre hoje e terça-feira, eles serão enviados ao Espírito Santo, a pedido do governador Paulo Hartung (sem partido), para colaborar com a repressão à série de vandalismos promovida na região metropolitana de Vitória.
Na última nesta sexta-feira, uma equipe técnica foi enviada à região para planejar a atuação das equipes, que deverão auxiliar a polícia estadual no trabalho de investigação e desarticulação das organizações criminosas.
Desde o último dia 12, dez ônibus foram incendiados. Em ofício, Hartung afirma que a “ordem pública” está restabelecida desde o dia 22, devido à presença de tropas do Exército nas ruas.
Com a Força Nacional, os militares do Exército vão, gradualmente, deixar as ruas do Estado, segundo o governo do Espírito Santo.
A equipe da Força de Segurança é considerada um grupo de elite formado por policiais treinados pelo governo federal para agir em situações emergenciais ou quando há urgência na prestação de reforço em alguma área estadual.
Ataques
Segundo a Secretaria da Segurança do Estado, presidiários ligados ao tráfico de drogas estão envolvidos nos ataques.
De acordo com o secretário da Segurança, Rodney Rocha Miranda, as ações contra os ônibus tinham como objetivo desestabilizar as operações de combate ao narcotráfico empreendidas pelos governos federal e estadual.





