02/12/2004 09h52 – Atualizado em 02/12/2004 09h52
MS Noticias
Os principais dermatologistas do país notam que a grande maioria dos esportistas não se preocupa adequadamente com a proteção solar. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do INCa a maior incidência de câncer de pele se dá nas regiões da cabeça e do pescoço, que são algumas das que ficam mais expostas entre os esportistas. É também por causa disso que o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. Para este ano estão previstos quase 90 mil novos casos.
Por conta dos maus hábitos do brasileiro em relação ao sol, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no próximo sábado, dia 4 dezembro, a 6a edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Em todo o país serão oferecidos gratuitamente exames completos da pele e orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença, já que uma pessoa, aos 18 anos de idade, já acumulou 75% da radiação ultravioleta de toda a sua vida.
Para alertar todos os esportistas e também a população em geral, diversos atletas, como Magic Paula, Fernanda Keller, Bernardinho e Fernanda Venturini, entre outros, estão demonstrando seu apoio à campanha, posando com a camiseta oficial do evento. A jogadora de vôlei de praia, Sandra Pires, chegou a ter uma lesão na pele por conta da proteção inadequada. Felizmente isso já foi curado e hoje ela está firme e forte em suas atividades. Mas quanto antes detectada a doença, maiores as chances de cura. Outra coisa que poucos notam é que as pessoas de pele negra, ao contrário do que se pensa, também desenvolvem câncer de pele. Nestas pessoas o melanoma se desenvolve principalmente na planta dos pés e na palma da mão. Ex: Bob Marley morreu devido um melanoma iniciado sob a unha do pé e que desenvolveu metástase anos mais tarde.
Atendimento Gratuito – No dia 4 de dezembro a SBD realiza pelo 6o ano consecutivo a campanha, que tem como objetivo o exame completo da pele da população e a detecção precoce da doença. Ao todo, 165 postos em todas as capitais brasileiras e algumas cidades no interior farão exames totalmente gratuitos na população. No ano passado foram cerca de 38 mil atendimentos. Para este ano são esperados mais de 50 mil atendimentos. Casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento ou cirurgia. Todos os exames são registrados e com eles a SBD desenvolve estatísticas confiáveis sobre o perfil e as características dos brasileiros em relação ao câncer de pele (o que mais mata no país). É a partir de tais atendimentos que a SBD poderá elaborar um novo mapa da doença, identificando as regiões de maior incidência, o fototipo (tipo de pele) e o sexo e a idade das pessoas atingidas.
A pesquisa da SBD mostra que 69% da população não se protegem do sol. As informações produzidas pela SBD são referência para outras ações no combate ao câncer de pele no país. Trata-se da maior campanha de prevenção contra o câncer de pele realizada no Brasil.
Doença em MS – Segundo dados da SBD, apenas 14,2% da população de Mato Grosso do Sul se preocupa em se proteger da exposição solar e 83,9% se expõe ao sol sem nenhum tipo de proteção. Em estados como o Rio de Janeiro (67,2%), São Paulo (67,8%), Rio Grande do Sul (63,2%) e Ceará (81,9%) as pesquisas também indicaram um grande número de pessoas que não se protege da exposição solar.




