27.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

MT responde por cerca de 90% da produção de diamantes

02/12/2004 08h38 – Atualizado em 02/12/2004 08h38

24 Horas News

Mato Grosso responde por cerca de 80% a 90% da produção brasileira de diamantes. Segundo dados do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, em 2002, foram produzidos pelas empresas mineradoras 15.418 quilates de diamante. Quanto à produção de ouro, foram produzidos no Estado em 2002, 102.517 toneladas de ouro primário e 535.989 toneladas de ouro secundário (Anuário Estatístico de Mato Grosso (2003).

Visando um melhor aproveitamento desse potencial incrementando a cadeia produtiva de jóias e gemas, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, se unem para promover o Seminário Gemas & Jóias: Potencialidades e Oportunidade para Mato Grosso. O evento será nesta quinta-feira, 2, às 19:30 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, quando será lançado o Caderno Tendências de Jóias 2005, editado pelo IBGM, Sebrae e Apex (Agência de Promoção de Exportações). O seminário será aberto pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae de Mato Grosso, Jandir Milan.

Na programação do seminário, duas palestras. Cidda Siqueira, uma das autoras do Caderno Tendências de Jóias 2005, ao lado de Regina Machado, fala sobre as novidades do setor. Ela é designer de jóias, pesquisadora de moda, consultora de estilo, professora de História da Moda e Design de Jóias. O outro palestrante da noite será o gemólogo Walter Leite, diretor do departamento de Gemologia do Sindicato Nacional Atacadista de Pedras Preciosas e da Associação de Joalheiros do Rio de Janeiro.

O seminário é uma das primeiras ações de um programa implementado pelo Sebrae de Mato Grosso, através do Programa Sebrae Via Design e Sicme para estimular a cadeia produtiva de jóias e gemas. Para definir as ações em 2005, está sendo feito um censo que irá mapear a atividade no Estado. Informações sobre o que se produz, onde se produz, quem produz, quem são os clientes, os ourives, os lapidadores, estão sendo levantadas.

O Brasil é conhecido internacionalmente pela diversidade de pedras preciosas em seu solo, como turmalina, água marinha, ametista, citrino, topázio e quartzo, sendo o segundo maior produtor de esmeraldas e o único produtor de topázio imperial e de turmalina Paraíba. O país é responsável pela produção em volume, de aproximadamente 1/3 das gemas do mundo, excetuados o diamante, rubi e safira.

Em 2003, o Brasil foi o 29º produtor de jóias de ouro e ficou em 18º lugar como país exportador, segundo GFMS – Gold 2004, de Londres. O país ocupa o 14º lugar no ranking da produção mundial de ouro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.