32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Pedestres disputam espaço com ciclistas

02/12/2004 17h30 – Atualizado em 02/12/2004 17h30

Da Redação

É fato que a violência é algo que preocupa a todos e, dentro deste contexto, também a violência no trânsito. Sem dúvida nenhuma, o homem é a peça principal do trânsito e a ele devemos voltar nossa atenção. Desde que nasce, o homem já começa a fazer parte do trânsito seja no carrinho de bebê, seja como passageiro num veículo, seja no colo de um pedestre e, logo mais, circulará nas ruas também como pedestre, ciclista, com skate, patinete, etc… Sua participação no trânsito ocorrerá até o final de sua vida.

Em Três Lagoas, pedestres e ciclistas disputam espaços nas calçadas, e há poucos metros de policias militares que deveriam, entre outras coisas, coibir a prática abusiva de ciclistas. A reportagem flagrou esta tarde o desrespeito desses ciclistas com pedestres.

EDUCAÇÃO

Desta forma, é de vital importância pensarmos na educação para o trânsito, desde a primeira infância. Esta se iniciará no contexto familiar, principalmente através do exemplo das pessoas com quem convive a criança. Talvez, a partir desta realidade, ou bagagem que a criança traz consigo, deva partir a escola. A escola deve ter o papel de auxiliar na formação de indivíduos, que possam refletir sobre suas ações, e assim construir uma consciência crítica que possibilite perceber a importância da mais simples ação e sua repercussão no meio em que vive. Assim ele poderá criar hábitos, respeitar regras e ser um agente de mudança. Através do convívio em grupo, a criança vai percebendo a necessidade de existirem regras para que possa viver harmoniosamente. É neste espaço que vai tomando consciência que precisa também respeitar cada integrante de um grupo, e assim interagir com os outros.

Enquanto a educação não ocorre dentro das salas de aulas, será que a Polícia Militar poderia reverter esse quadro e multar os ciclistas?

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.