02/12/2004 08h28 – Atualizado em 02/12/2004 08h28
A Tarde online
O mês de dezembro foi recebido com a beleza de luzes multicores na abertura do III Festival Internacional de Pirotecnia, que levou cerca de 3,5 mil pessoas à Praça Cairu, ontem à noite, no Comércio. Do alto do Elevador Lacerda, das janelas dos prostíbulos vizinhos, na frente da Igreja da Conceição da Praia ou simplesmente na famosa Rampa do Mercado Modelo, todo mundo parou para ver a apresentação da empresa brasileira Piromax. Muitos tentaram entrar na área restrita do 2º Distrito Naval, mas foi em vão – ficar próximo ao local onde estavam sendo lançados os fogos foi coisa para poucos. As próximas apresentações serão amanhã (Canadá) e domingo (México), ambas previstas para começar às 21 horas.
O show da Piromax foi um dos mais belos já apresentados em todas as edições do festival, com grande nível de sincronia entre a trilha de música orquestrada, os efeitos especiais e as formas de luz produzidas pelos fogos. Durou exatos 17 minutos foi bastante aplaudido pelo público. “Vim do Imbuí para assistir, como fiz nos outros anos. Adoro essa queima de fogos e acho que volto no domingo”, afirmou a securitária Lucy Farias, 39 anos, que se desbancou até a Cidade Baixa com uma amiga.
Turistas e baianos se misturavam na multidão, fazendo fila nos carrinhos de pipoca e vendedores de cervejas, água e refrigerantes, como Lindinalva de Jesus, 33 anos, que já costuma trabalhar naquela área. “Vou aproveitar hoje, ver se sai mais uma coisinha. Olhe, tem cigarro, cerveja e até um peixinho frito, de tira-gosto”, disse ela, que habitualmente tem como fregueses os pescadores que trabalham no local.
Assim que a apresentação foi encerrada, às 21h18, a multidão correu para pegar seus carros e ônibus. Uma briga isolada envolvendo duas mulheres e três homens causou algum burburinho do outro lado da pista, mas logo foi contida pela Polícia Militar, que estava em número razoável na área.




