23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Polícia investiga suposta ligação entre presos do ES e do Rio

04/12/2004 09h31 – Atualizado em 04/12/2004 09h31

Agência Folha

A Secretaria da Segurança do Espírito Santo está investigando um esquema de extorsão realizado por presos de dentro de presídios cariocas e capixabas para conseguir créditos de telefones celulares para fazer ligações para fora das instituições. O esquema, se comprovado, corroboraria a hipótese de colaboração entre os criminosos nos dois Estados.

O esquema consistiria em ligar para telefones de pequenos comerciantes e ameaçar a segurança do estabelecimento comercial ou da família do proprietário. Para não pôr em prática as ações, os presidiários pediam que números de cartões de telefones celulares pré-pagos fossem fornecidos a eles pelas vítimas da extorsão.

A Polícia Militar do Estado já teria recebido pelo menos 90 denúncias de comerciantes que teriam sofrido extorsões desse tipo nos últimos 30 dias. As ligações partiriam do presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, e de prisões da região metropolitana de Vitória.

Nesta sexta-feira, o governador Paulo Hartung (sem partido) disse que a Polícia Militar está atuando de forma correta no combate ao crime organizado no Estado.

Sobre as críticas sobre o conhecimento por parte da inteligência da PM do planejamento dos ataques a ônibus, que deixaram dez veículos destruídos, o governador defendeu a cúpula da corporação.

Segundo ele, todas as medidas, como aumento do policiamento, foram tomadas e os ataques aconteceram porque não seria possível para a polícia estar presente em todos os locais.

A FNS (Força Nacional de Segurança), nesta sexta-feira, já estava atuando nos terminais de ônibus de Vitória e da região metropolitana fazendo o policiamento ostensivo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.