25.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Representante de MS no intercâmbio com USA retorna hoje

11/12/2004 10h09 – Atualizado em 11/12/2004 10h09

MS Noticias

O programa de intercâmbio entre diretores norte-americanos e brasileiros chega hoje, dia 11, quando está previsto o retorno do grupo de 24 gestores de escolas públicas brasileiras que passaram 14 dias nos Estados Unidos. A representante sul-mato-grossense na viagem, Maria Inês Rodrigues da Silva Oliveira, gestora do Centro Integrado de Educação Infantil Maria José da Silva Cançado, de Naviraí, desembarca em Campo Grande, às 9h40.

A viagem do grupo de estudo é um dos prêmios recebidos pelos diretores brasileiros vencedores do Prêmio Nacional em Gestão Escolar, do Ministério da Educação. Além do intercâmbio, os profissionais receberam kits com material didático e R$ 2 mil, cada um.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Embaixada Americana, o programa de Intercâmbio de Diretores Escolares tem o objetivo de propiciar aos participantes uma oportunidade de troca de experiências com os pares nos Estados Unidos sobre inovações e sucessos em gestão e liderança escolar. A agenda profissional dos gestores brasileiros nos Estados Unidos contou com uma programação em Washington, além de até três outras cidades do país, incluindo visitas a escolas públicas. Os diretores foram acompanhados de três coordenadores também premiados com o reconhecimento do MEC.

A Embaixada Americana responsabilizou-se pelas despesas com hospedagem, alimentação, transporte local, passagens domésticas internas dos EUA e intérprete. Já as Secretarias de estado e municipal de Educação pagaram as passagens internacionais.

Troca – Através do programa de intercâmbio, em agosto, oito diretores norte-americanos visitaram 24 unidades escolares dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Piauí, Maranhão, Paraná e Rio de Janeiro. As escolas foram escolhidas por alcançarem bom desempenho em levantamentos que avaliaram a gestão.

Em Mato Grosso do Sul, as diretoras nova-iorquinas Mirian Acosta-Sing e Coran James visitaram a escola estadual Padre João Greiner, em Campo Grande, escola estadual Zumbi dos Palmares, em Furnas do Dionísio, e a escola municipal Indígena Marcolino Lili, na Aldeia Lagoinha, em Aquidauana. Todas trabalham com projetos pedagógicos diferenciados.

Além do Centro Integrado de Educação Infantil Maria José da Silva Cançado, de Naviraí, que ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional em Gestão Escolar, em Mato Grosso do Sul, as escolas premiadas foram: em 2º lugar, Escola Municipal Joaquim Murtinho (Dourados), em 3º, EMEF Professora Maria de Lourdes Aquino Sotana (Naviraí) e EMEIEF Vereador Odércio Nunes de Matos (Naviraí), Escola Estadual Peri Martins (Bataguassu). Os diretores vencedores receberam placas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.