30.7 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Aluna deficiente visual do CPPV passa em Direito na Unigran

13/12/2004 15h37 – Atualizado em 13/12/2004 15h37

Conesul News

A equipe do Curso Popular Pré-Vestibular (CPPV) da Secretaria de Estado de Educação (SED) está comemorando mais uma vitória pelos resultados alcançados pelos alunos que fizeram o preparatório. Desta vez, o estímulo e a consciência de tarefa cumprida vêm com a aprovação da ex-aluna Dalila Araújo dos Santos.

Dalila, 24 anos, deficiente visual, é a mais nova acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), em Mato Grosso do Sul. Desde 2003, a ex-aluna do CPPV dedicou-se ao máximo aos estudos para o início da concretização do seu grande objetivo. “A primeira fase, que era ingressar no ensino superior, eu já consegui superar. Mas tenho que estudar muito ainda: meu sonho de ser juíza está apenas começando”, afirma, empolgada.

A futura acadêmica conta que sempre estudou na escola estadual Antônia da Silveira Capilé e aponta que o ensino oferecido lá é muito bom. “Terminei meus estudos ano passado e sempre tive apoio de todos da escola. Além disso, eu ainda era acompanhada pelas professoras Nilza Marra e Ana Rita de Cássia, da sala de recursos para deficientes visuais da escola estadual Presidente Vargas. Eu aprendi muito”.

Para Dalila, o apoio da família, amigos e funcionários da unidade escolar foi fundamental e contribuiu bastante para a sua conquista. “Minha família sempre me apóia em tudo que faço. A ajuda dos meus amigos foi muito importante e, sem a atenção do pessoal da escola, seria tudo mais difícil.”

Segundo a coordenadora do ensino médio da escola Capilé, Fátima Monteiro, a aluna sempre foi muito aplicada: “Dalila é inteligente e esforçada. Na medida do possível, transcrevíamos para o Braille alguns materiais para ela acompanhar melhor os estudos. Sempre tivemos o apoio da Secretaria de Educação”, relata.

De acordo com a diretora do CPPV, Joeli Mora Silva o resultado obtido por Dalila “deixou toda a equipe motivada por saber que o preparatório está atingindo realmente os alunos que precisam, não só financeiramente, mas aqueles que também possuem algum tipo de deficiência. As expectativas são, cada vez mais, termos resultados positivos”.

Curso Popular

As aulas do segundo semestre do CPPV terminaram há uma semana. No total, 2.562 vestibulandos fizeram o Curso Popular neste semestre. Na primeira edição deste ano, 355 alunos do preparatório conseguiram aprovação nos vestibulares de universidades públicas e privadas.

Este ano o CPPV foi oferecido em 26 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Caarapó, Chapadão do Sul, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Jardim, Ladário, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Miranda, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas.

Educação Especial

No último levantamento do censo sobre a educação especial, enquanto o índice de aumento da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas escolas no Brasil cresceu 27,6%. Em Mato Grosso do Sul esse atendimento subiu 67%.

Mesmo assim, no Estado, essa modalidade de ensino teve queda, de 2,37%, ou seja, de 803 em 2003, as matrículas caíram para 784 alunos, em 2004. Esse decréscimo, de acordo com a coordenadora de Educação Especial da SED, Vilma Vitoratto, é porque “alguns alunos com necessidades educativas especiais, através dos projetos oferecidos pela SED, conseguiram ser incluídos nas classes comuns (salas regulares)”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.