13/12/2004 17h02 – Atualizado em 13/12/2004 17h02
BBC Brasil
Os chineses resolveram inovar e criaram um concurso de miss só para as mulheres ou transexuais que já fizeram cirurgia plástica. O concurso, chamado Miss Beleza Artificial, apresentou ao público, no último final de semana, 19 concorrentes com idade entre 17 e 62 anos.
O concurso reflete a nova febre que toma conta da China, a da cirurgia plástica, que já movimenta cerca de US$ 2,4 bilhões por ano.
Para se precaver de qualquer falcatrua, todas as candidatas, inclusive as transexuais, tiveram que apresentar um certificado médico provando que passaram pelo bisturi de um cirurgião plástico.
Cirurgias de última hora também não foram aceitas como aval para participar da disputa. As intervenções cirúrgicas tinham que ser feitas até 29 de maio último.
As candidatas vão concorrer no próximo final de semana a vários prêmios, entre eles, o de maior mudança, o melhor corpo e a melhor personalidade.
A moda da cirurgia plástica vem contaminando as mulheres e muitos homens nas grandes cidades chinesas, que buscam melhorar o visual.
“Antes, eu não poderia imaginar que seria possível existir lugares onde um velho poderia se transformar em novo e um feio virar bonito”, disse Liu Yula, de 62 anos, a candidata mais velha a participar do concurso.
Liu Yula passou por cirurgias no rosto e nas pálpebras.
“Não estou aqui pelo prêmio. Quero mandar a mensagem para a sociedade de que a busca da beleza é eterna,” concluiu Liu Yula.





