13/12/2004 14h21 – Atualizado em 13/12/2004 14h21
Folha Online
Há mais de dois meses se recuperando de uma cirurgia no quadril direito, o tenista Gustavo Kuerten vai iniciar agora a terceira fase prevista no processo de recuperação, em que irá trabalhar articulações e musculatura para a volta às quadras.
Guga está há uma semana em Pittsburgh, nos Estados Unidos, onde foi avaliado pelo médico Marc Philippon, responsável por sua operação.
“O Philippon me examinou e ficou feliz, especialmente com a mobilidade da articulação, que está cicatrizando bem. Agora começamos uma fase mais de fortalecimento, trabalhando a parte de força muscular e preparação física, já começando a adaptar para o retorno ao tênis, daqui a um tempo,” contou Guga.
Apesar de satisfeito com sua evolução, Guga já adiantou que não pretende voltar a jogar profissionalmente antes de março de 2005.
“Já comecei a fazer uns exercícios abrindo a perna como se fosse bater uma direita e exercícios que usam a perna e o tronco simultaneamente, por exemplo, que são coisas similares às que vou usar na quadra de tênis mais para a frente,” explicou Guga, que fica nos EUA até o final da semana.




