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segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Assinado termo de uso do Porto de Bataguassu

14/12/2004 16h48 – Atualizado em 14/12/2004 16h48

Da Redação

O governador José Orcírio Miranda dos Santos assinou na terça-feira, juntamente com o presidente da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Guilherme Augusto Cirne de Toledo, o termo de uso gratuito por 20 anos do Porto de Bataguassu.

Inicialmente a concessão do porto seria por apenas cinco anos. Mas, devido a um apelo do governador Zeca ao presidente da Cesp, o prazo foi alongado para 20 anos.

O porto de Bataguassu, que fica à margem direita do rio Pardo, foi construído pela Cesp e entregue ao governo do Estado como parte das obras de compensação pelo alagamento de terras sul-mato-grossenses, devido à formação do lago da usina hidroelétrica de Porto Primavera.

“Nosso sonho é acelerar construção do porto de Três Lagos e, se possível, desenhar o porto de Mundo Novo, no rio Paraná. Para depois, reformarmos o trecho da ferrovia Novoeste, entre Bauru e Corumbá. E, em um segundo momento, reformarmos o trecho entre Campo Grande e Ponta Porã, e lançarmos um outro trecho de Maracaju a Dourados e de Dourados a Bataguassu. Assim o porto de Bataguassu será rodo-hidroferroviário. Isso seria fundamental, pois estamos fechando as negociações para a implantação da primeira cervejaria de Mato Grosso do Sul, que nós queremos que seja em Bataguassu”, revelou Zeca.

O secretário Paulo Duarte, (Infra-Estrutura e Habitação), que também participou da reunião, disse que o próximo passo será a abertura do processo licitatorio para a exploração do porto por parte da iniciativa privada. “Definitivamente, o porto promove o desenvolvimento do Estado e o dota de uma logística de transporte adequada para escoar sua produção”, afirmou, lembrando que o governo do Estado fará a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao porto. O asfaltamento custará R$ 1,2 milhão.

Guilherme Toledo disse que a Cesp sempre foi consciente de que a companhia precisava compensar Mato Grosso do Sul pelas perdas com as usinas construídas ao longo do rio Paraná, com obras que minimizem os impactos. “Desde o primeiro mandato do governador Zeca do PT, estabelecemos uma relação muito boa entre a Cesp e o governo do Estado, com uma discussão aberta sempre defendendo os interesses de Mato Grosso do Sul, mas compreendendo dificuldades financeiras momentâneas que a Cesp passava. O governador soube estabelecer uma relação de parceria com a Cesp e estamos quase que concluindo as compensações”, disse Toledo, lembrando que em mais dois anos todas as obras compensatórias e indenizações serão concluídas.

O deputado estadual, Akira Otsubo (PTB), lembrou que a navegação naquela região do Estado pode abrir mais uma opção de trabalho para a população, o turismo, que segundo ele, ainda é pouco explorado no lado sul-mato-grossense do rio Paraná. “É uma alternativa a mais para a região do Bolsão, que é muito bela”.

Também participaram da reunião o secretário Raufi Marques (Coordenação Geral do Governo) o diretor-presidente da Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul), Carlos Augusto Longo, o diretor-residente da Agehab (Agência de Habitação Popular), Amarildo Cruz, o vereador Alex do PT e o diretor de engenharia e construção da Cesp, Iramir Barba Pacheco.

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