32 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Dourados participa de encontro de pescadoras

14/12/2004 16h15 – Atualizado em 14/12/2004 16h15

Reporter MS

A gestora Luiza Mara Rodrigues, lotada na Secretaria Municipal de Governo, participou, em Luziânia, Goiás, na semana passada, do 1º Encontro Nacional das Trabalhadoras da Pesca e Aqüicultura, promovida pelo Ministério Extraordinário de Pesca e Aqüicultura, levando as reivindicações e propostas das douradenses envolvidas com essa atividade.

Luiza Mara representou a Prefeitura no encontro e, nas discussões realizadas em plenário, defendeu a inclusão do peixe no cardápio da merenda escolar e que a linha de crédito destinada às mulheres que atuam na atividade, seja exclusiva a essas profissionais, sem ingerência de esposos ou companheiros.

A douradense também discutiu no encontro a adaptação do kit-saúde para pescadores para a região pesqueira de Mato Grosso do Sul, onde a realidade é diferente dos pescadores de alto mar. Segundo ela, na região, o pescador se depara com perigos como insetos, répteis (cobras e sucuris) e jacarés, diferentemente do que acontece no mar.

Entre as reivindicações apresentadas ao Ministério da Pesca estão as garantias dos direitos iguais entre homens e mulheres; a valorização da mulher na atividade; reconhecimento profissional das mulheres trabalhadoras da pesca e aqüicultura; censo da mulher da pesca, para definir o perfil delas; garantia de creche e escola em horários alternativos; combate à violência doméstica e viabilizar o acesso delas a cursos profissionalizantes e capacitação de lideranças femininas, entre outros.

Também foram discutidos e apresentados no encontro temas como alfabetização, extensão pesqueira, crédito específico para as mulheres que atuam na atividade; educação e resgata da cultura local com apoio a eventos do setor; lazer; inclusão digital e cooperativismo.

Luiza Mara voltou entusiasmada do encontro, ficando encarregada de realizar um relatório para a secretaria com a finalidade de difundir os conhecimentos adquiridos no evento às mulheres douradenses envolvidas na atividade. Ela manteve encontro com o ministro José Fritsh, que recepcionou as caravanas de todo o País

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.