15/12/2004 14h38 – Atualizado em 15/12/2004 14h38
Reuters
A saliva pode ser usada para determinar se alguém tem câncer na via oral e pode ser também um fator confiável para indicar a presença de outros tipos de câncer e de outras doenças, disseram pesquisadores na quarta-feira.
A pesquisa sobre a saliva, realizada pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), ofereceu as primeiras provas de que os marcadores biológicos RNA presentes na saliva podem ser usados em um procedimento barato de diagnóstico de câncer, disse David Wong, autor do estudo e membro da universidade.
A pesquisa, cujos resultados foram divulgados pela revista Clinical Cancer Research, mostrou que o câncer na via oral pôde ser identificado em nove de 10 pacientes.
A saliva já é usada para diagnosticar outras doenças, entre as quais a Aids.
“Essa é uma nova direção, que usa um fluído obtido de forma não-invasiva para procurar por sinais de doenças, em especial o câncer”, afirmou Wong, acrescentando que tecnologias recentes que possibilitam uma análise rápida de genes haviam permitido a criação de tal técnica.
A equipe dele trabalhou com amostras de saliva tiradas de pacientes com câncer na via oral para identificar uma combinação de RNAs capaz de confirmar a presença da doença — foram diagnosticados casos de câncer na boca, na língua, na laringe e na faringe.
O RNA carrega informações genéticas. Enquanto o DNA contém instruções para a produção de proteínas, as moléculas de RNA carregam instruções para o maquinário celular.
O estudo, patrocinado pelos Institutos Nacionais de Saúde, envolveu 32 pacientes com idade de 32 anos. Outros pacientes com o mesmo histórico de consumo de cigarros, mas saudáveis, também tiveram sua saliva analisada.
Por meio da saliva, os pesquisadores puderam separar os doentes do grupo de controle com uma taxa de acerto de 91 por cento.




