15/12/2004 15h16 – Atualizado em 15/12/2004 15h16
Agora MS
Mato Grosso do Sul conta com mais sete novos juízes substitutos aprovados no último concurso. Empossados ontem, os novos juízes participam hoje (15), às 16 horas, no Tribunal Pleno, de solenidade programada pelo Tribunal de Justiça.
Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, Helena Alice Machado Coelho, Janine Rodrigues de Oliveira, Eduardo Floriano Almeida, Fernando Chemin Cury, Robson Celeste Candelório e Fábio Henrique Calazans Ramos foram aprovados no XXV Concurso Público para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado, em que estavam sendo oferecidas dez vagas válidas para todo o Estado.
No total, 842 candidatos inscreveram-se para tentar uma vaga na magistratura, mas apenas sete conseguiram ingressar. O edital foi publicado em fevereiro deste ano e foram realizadas provas objetivas, teóricas e práticas, além da entrega de títulos. A chegada dos novos juízes aponta uma nova tendência no Judiciário sul-mato-grossense: renovação.
Para Janine R. de Oliveira, a dinâmica de trabalho será renovada em virtude da vontade e da dedicação dos que ingressam na magistratura. “Para chegar até aqui, todos nós renunciamos a muitas coisas e impusemos novas rotinas em nossas vidas. Cada um dos colegas tem uma história de esforço, disciplina e dedicação. Sempre busquei o que acredito ser o melhor e vejo agora que todo esforço vale a pena”, comenta.
Janine ressaltou o pioneirismo do Tribunal de Justiça/MS no que tange a programas que imprimem mais celeridade à prestação jurisdicional, que têm como base critérios de excelência de gestão pela qualidade. Ciente de que passa a fazer parte desse Judiciário que busca a qualidade, ela opina: “É muito bom saber que estaremos num ambiente propício para o desenvolvimento jurídico. Hoje, o jurisdicionado pouco esclarecido enfrenta conflitos e não sabe onde buscar ajuda, a quem recorrer. É importantíssimo que eles tenham essa fluidez nas atividades, proporcionada hoje pelo TJ/MS”.
Sobre a reforma do Judiciário, Janine preferiu não fazer comentários profundos. A seu ver, algumas medidas são boas e se houver um bom trabalho de argumentação será possível corrigir algumas distorções. “Tem de haver controle, organização. A súmula vinculante, por exemplo, não será imposição para o juiz porque ele terá como trabalhar, já que cada caso tem suas particularidades”.
Honraria – Na sessão do Tribunal Pleno de hoje dez autoridades serão homenageadas com a comenda Colar do Mérito Judiciário, entregue a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário Sul-Mato-Grossense.
Receberão a comenda: o Coronel-Aviador Adenilton Tenório de Albuquerque; o Prefeito da Capital, André Puccinelli; o General de Divisão Carlos Alberto Pinto Silva; o Procurador de Justiça Carlos Bobadilla Garcia; o Procurador de Justiça Fadel Tahjer Iunes; o Juiz de Direito Jackson Aquino de Araújo; o jornalista Jesus Hernandez Martin; o Desembargador José Benedicto de Figueiredo; o Procurador-Geral de Campo Grande, Sérgio Fernandes Martins, e o delegado da Polícia Federal Wantuir Francisco Brasil Jacini.
No evento, o Tribunal de Justiça lança o carimbo comemorativo dos 25 anos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e apresenta o layout do selo que fará menção à data.




