22.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

o traça paralelo entre turismo de pesca e sexual

20/12/2004 14h23 – Atualizado em 20/12/2004 14h23

Conesul News

Pesquisa desenvolvida pelo mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da região do Pantanal), Marcos Lomba, confirma a relação entre o turismo de pesca e a exploração sexual de crianças e de adolescentes em Corumbá.

O estudo ainda mostra a fragilidade na articulação dos órgãos componentes da rede de enfrentamento e em seu papel no processo de combate à exploração sexual. Conclui que há desinteresse dos setores público e privado do turismo local na erradicação dessa situação.

A defesa do trabalho intitulado Turismo e exploração sexual de crianças e adolescentes: o caso de Corumbá/MS será amanhã a partir das 9 horas, no auditório do bloco III da Uniderp, em Campo Grande. “Com o apoio de fontes bibliográficas, foi possível contextualizar a trajetória histórica de Corumbá, desvendando alguns fatores de ordem socioeconômica importantes no processo da vulnerabilização da comunidade ao turismo de pesca”, conta Lomba.

Ele também fez pesquisa de campo, com sucessivas visitas à Corumbá entre os anos de 2003 a 2004 e que proporcionaram definir como alvo de observações e entrevistas, uma amostra de órgãos governamentais e não-governamentais que compõem a rede de enfrentamento à exploração sexual de crianças e de adolescentes. Foi investigada a articulação dessas instâncias e do setor público e privado do turismo local no processo de enfrentamento.

Foram analisados casos de denúncias de exploração sexual de crianças e de adolescentes relacionados ao turismo de pesca registrados em órgão da rede de enfrentamento e ainda foram colhidos depoimentos de membros da comunidade local, que vivem diretamente com a situação investigada.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.