23.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

CCZ faz Dia da Adoção de cães e gatos na véspera do Natal

22/12/2004 15h23 – Atualizado em 22/12/2004 15h23

Aquidauana News

Mais de 70 animais, entre cães e gatos, estarão à disposição no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para serem adotados pela população no dia 24, véspera de Natal. O “Dia de Adoção” acontece no período das 9 horas às 16 horas quando a população poderá visitar os canis do CCZ e conhecer os bichinhos. São animais de várias idades, raças e tamanhos que neste período natalino chamam a atenção, principalmente das crianças. No ato da adoção, o proprietário assina um termo de responsabilidade que estabelece os cuidados com a saúde do animal e recebe a carteirinha de vacinação e de tratamento veterinário.

De acordo com a chefe de Controle de Zoonose, a veterinária Júlia Maksoud será cobrada dos adotantes a manutenção do bem-estar dos animais e condições dignas de alojamento. Os animais colocados para adoção são recolhidos pela “Carrocinha” do Centro de Controle de Zoonoses ou levados pela própria comunidade. Todos têm carteira de vacina em dia e os animais adultos possuem exame negativo para leishmaniose.

O recolhimento é feito por técnicos do Centro que observam se os animais possuem identificação de propriedade. Se não for encontrado o dono, os animais são enviados para o CCZ e durante um determinado tempo o animal é tratado, alimentado até que seja reclamado pelo proprietário. Caso isso não ocorra, os cães e gatos ficam à disposição da comunidade para adoção.

Requisitos para adotar – De acordo com Júlia Maksoud, para adotar um animalzinho, o pretendente deve se dispor a cuidar integralmente do cão ou gato. “Gostar de animais, ter tempo disponível para dar atenção e principalmente ter condições para zelar pela saúde deles são requisitos fundamentais”, explica. De acordo com a médica veterinária, neste período natalino, a procura pelos filhotes aumenta de forma expressiva, por isso o Centro de Zoonoses institucionalizou o Dia da Adoção para dar oportunidade dos interessados em ter um animal de estimação, escolher o seu com segurança e gratuitamente.

Além de orientações sobre a alimentação, os banhos, a vermufugação e as vacinas, os veterinários do CCZ estarão repassando informações sobre os cuidados com o “amigo fiel”. “Apresentamos aos pretendentes os 10 mandamentos do cuidado com os cães e gatos que alertam para a manutenção dos animais em casa. Deixar o animal na rua não é posse responsável e não queremos esse tipo de comportamento dos donos”, afirma Júlia lembrando que os animais adotados terão o direito de posterior castração desde que agendada no Centro de Controle de Zoonoses.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.